segunda-feira, 26 de abril de 2010

FERIADO PRA QUÊ E PRA QUEM???

Estive conjecturando mentalmente acerca de feriados, estimulado pelo último dia 21 de abril, uma quarta-feira, meio de semana e tudo parado, fechado, sem aulas, sem nada. O que representa mesmo o 21 de abril??? Certamente mais de 50% das “pessoas” nem sabem o que este feriado representa ou deveria representar, nem mesmo o porquê do feriado, exceto os policiais civis e militares, forçadamente é claro.

Contando todos os feriados nacionais e estaduais, no Pará temos cerca de 13 feriados (8 nacionais de data fixa, 3 móveis os quais dependem da páscoa cristã e 2 estaduais também de data fixa), ou seja, um festival de feriados que param a economia, prejudicam a educação, pois paralisam as aulas, acrescente-se ao quesito “aulas”, o dia do professor que quando cai em dia útil não tem aula, aniversário de Belém, pós círio, recírio, etc.

A quem interessa tudo isso? Qual a vantagem social de um amontoado de datas que na realidade a maioria das “antas” nem sabem ao certo o motivo, só sabem que é feriado! Não critico o sentido e a comemoração das datas em si, só questiono se todas elas deveriam mesmo ser feriado, a ponto de parar tudo e provocar uma corrida generalizada aos “divertimentos” disponíveis e nem se saber a real motivação do feriado, o que por sua vez só causa enormes congestionamentos no nosso único lindo e maravilhoso acesso a Belém na ida e vinda da “boiada”! E as inúmeras mortes e acidentes em nossas estradas, verdadeiras tragédias a cada feriado prolongado!

Não seria mais racional dar um maior número de dias de férias escolares no meio do ano, quando o tempo é propício para tal, e com isso abolir o feriado do dia do professor e outros mais? Eu disse abolir tais feriados, não a celebração das datas, seus estúpidos! Aí, no dia do professor, por exemplo, haveria sim aula e seria muito melhor comemorado. No dia da Adesão do Pará a Independência, haveria aula também e a data poderia ser melhor celebrada, assim como o 21 de abril!

E aos trabalhadores, ao invés de dar o 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 15 de novembro e etc... Porque não dar 40 ou 45 dias de férias remuneradas anuais para compensar tudo isso??? Podendo as mesmas serem divididas em três parcelas de 15 dias cada? Não seria mais vantajoso a todos?

Voltando a questão inicial, não é uma tolice paralisar a seqüência de nossas vidas com paralisações idiotas e sem sentido, travestidas de feriados, os quais não trazem nenhum benefício à coletividade? No máximo causam uma sensação de que estamos tendo um descanso, num dia que poderíamos e deveríamos estar trabalhando, estudando, enfim, progredindo!!! E o que se comemora mesmo no dia 21 de abril e porque somente os policiais civis e militares sabem disso?

Para essas merdas de feriados idiotas, minha tolerância ZERO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário