quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ORIGINAL OU CÓPIA???


Mais um Círio à porta, e não adianta tentar falar em outra coisa, eleição, ficha limpa ou suja, nada importa, até segunda é Círio e pronto, por isso nem vou me atrever a discorrer de assunto adverso ao tema!
Mas como algumas temáticas católicas são bem complicadas de se entender, tão complicadas que as pessoas nem ousam uma tentativa de compreensão e aceitam no formato imposto pela igreja mesmo o qual rola goela abaixo. Mas o que é Círio mesmo? É uma romaria, procissão, é um símbolo?  Bem, consenso é que a o ícone central é Maria, a famosa "virgem" da localidade judaica chamada Nazaré, a qual  é atribuída a maternidade do símbolo máximo do cristianismo, o próprio Jesus. Bem esta festividade que exalta Maria parece ser endêmica destas bandas do norte brasileiro, uma autêntica festividade paraense, assim como a maniçoba e vatapá parecem ser genuinamente "Pará made". Engana-se quem assim pensa, o Círio é mais comum do que se imagina em Portugal e Maria é louvada na maioria dessas festividades das terras do além mar. Certo é que só vingou por aqui, adquirindo, não se sabe bem o porquê, proporções bem maiores que na sua terra de origem tendo em algumas localidades o foco desviado para outros "santos" e até mesmo direcionado para o próprio Jesus, assim acontece com a maniçoba e o vatapá que são comidas típicas baianas importadas para cá provavelmente nos tempos anteriores a Princesa Izabel. Bem, conclui-se com tudo isso que: nada se cria e nada se destrói, tudo se copia e amplia!!!
Na próxima eu falo da Dilma!!!

3 comentários:

  1. Meu querido. Em primeiro lugar CÍRIO não é uma procissão.
    Círio é o nome que se dá a uma vela grande, vem do latim CEREUS que significa 'cera', o nome CÍRIO DE NAZARÉ se deu em virtude de no início das procissões ser levada uma grande vela.
    Entretanto penso, como paraense e como pesquisadora (que todos somos) não se vê mais hoje o CÍRIO DE NAZARÉ como pura manifestação religiosa, hoje ele é patrimônio cultural da humanidade, pela expressividade dos seus números, pela fé (que você bem sabe, é um fenômeno inexplicável) e principalmente por ser em uma 'cidadezinha' do Norte, que só aparece na TV quando há uma chacina, quando se quer falar de índios, ribeirinhos, e outras coisas mais.
    Além disso, a originalidade do Círio não está na devoção a Maria, mas sim em todo o conjunto, nos símbolos atrelados a esta devoção. Na arte do miriti, no preparo das comidas típicas, no fato das famílias se reunirem como se fosse Natal ou Ano Novo, na curiosidade das promessas e da forma de 'pagá-las', enfim... é um 'ritual', inconfundível e certamente incompreensivel por alguns.
    Eu respeito a sua opinião, e nossa amizade independe disso, mas por favor, não desfaça de algo que para grande parte dos seus amigos (e eu só estou falando dos nossos amigos mesmo)restaura a fé, anima nas dificuldades e sem dúvida, nos une muito mais.
    Maria, para uns não tem significado, mas mesmo historicamente (e a vida de Jesus não está desatrelada da história), ela precisa ser lembrada sim.
    Para você: um bom feriado!
    Para quem acredita que o Círio é um momento de congregar pessoas que oram juntas por todos: UM ABENÇOADO CÍRIO.

    ResponderExcluir
  2. Prezada,

    Releia minha postagem com mais atenção e verá que não afirmo que Círio é uma procissão, apenas faço uma indagação acerca de seu significado, dando algumas alternativas, deixando para o leitor responder, com a intenção de promover uma reflexão e dando umas informações adicionais acerca do tema.

    ResponderExcluir
  3. Círio não é uma procissão?????
    Ahhhhhhhhhh...então não quero mais!!!!

    ResponderExcluir